A Transmissora Aliança de Energia Elétrica (Taesa, TAEE11) anunciou na noite de quinta-feira (9) a aprovação da 19ª emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações, no valor total de até R$ 688 milhões. Segundo comunicado ao mercado, os papéis terão série única e vencimento em sete anos, como parte da estratégia de refinanciamento e gestão do passivo da companhia.
Além da nova emissão, o conselho de administração aprovou uma oferta de aquisição facultativa para as debêntures da primeira série da 10ª emissão da empresa, em circulação no mercado. A operação tem caráter vinculante e será realizada até o dia 23 de outubro, com o objetivo de adquirir a totalidade dos títulos existentes.
A companhia informou ainda que a recompra está condicionada à efetiva conclusão da 19ª emissão. Na prática, a operação permitirá que a Taesa substitua dívidas antigas por novos papéis, alongando o perfil de vencimentos e otimizando sua estrutura de capital.
A estratégia é comum entre empresas do setor elétrico que buscam reduzir custos financeiros e adequar seu endividamento ao cenário macroeconômico, marcado por expectativas de cortes graduais na taxa Selic e maior demanda por títulos de renda fixa corporativa no mercado doméstico.







