Views
A Cosan está se preparando para vender sua participação na mineradora Vale por meio de um leilão na bolsa, em uma operação que pode movimentar cerca de R$ 10 bilhões. A venda faz parte da estratégia da companhia, controlada por Rubens Ometto, para reduzir sua alavancagem financeira, segundo fontes próximas ao processo.
A transação deve ocorrer ainda nesta quinta-feira (15), mas pode ser adiada para o início da próxima semana, dependendo das condições do mercado. Atualmente, bancos de investimento estão apresentando ofertas para conduzir a operação, um processo comum em vendas em bloco de ações, no qual a instituição financeira vencedora garante um preço mínimo para a venda dos papéis.
A Cosan adquiriu aproximadamente 4,9% das ações da Vale em 2022, mas já reduziu parte desse investimento e, atualmente, detém pouco mais de 4%. Com essa nova venda, a expectativa é que a companhia se desfaça completamente de sua participação na mineradora.
Até o momento, a Cosan não se pronunciou oficialmente sobre a operação. A venda deve representar um passo importante para a empresa em sua estratégia de reestruturação financeira, permitindo maior flexibilidade em seus investimentos futuros.