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O Grupo Alibaba está reduzindo os preços dos principais serviços de nuvem para clientes internacionais, procurando aproveitar o entusiasmo pela computação de inteligência artificial e ganhar vantagem em mercados dominados por empresas como Amazon, Google e Microsoft.
O braço de computação em nuvem da gigante chinesa de tecnologia Alibaba disse, nessa segunda-feira (8), que reduziu os preços em cinco categorias, em média de 23%, para clientes que utilizam seus data centers fora da China Continental. Os cortes seguem uma redução média de 20% nos preços de vários produtos no final de fevereiro para clientes na China.
O Alibaba Cloud disse que os cortes foram alinhados com uma estratégia de “inteligência artificial primeiro”, para tornar os principais recursos de computação acessíveis a uma variedade de clientes.
A receita da Alibaba proveniente de serviços em nuvem, considerada um dos negócios mais promissores da gigante chinesa do comércio eletrônico, desacelerou nos últimos trimestres, em meio à concorrência de unidades de nuvem rivais da Huawei Technologies e da Tencent Holdings em seu principal mercado, a China.
As vendas do serviço de nuvem aumentaram cerca de 3% em relação ao ano anterior em cada um dos dois últimos trimestres de outubro a dezembro, desacelerando em relação aos 20% do mesmo período de 2021.
A Alibaba planejou desmembrar sua unidade de nuvem quando a empresa anunciou um grande plano de reestruturação no ano passado. O diretor-presidente, Joe Tsai, disse, então, em novembro, que o plano poderia não beneficiar os acionistas, citando os efeitos das restrições à exportação dos Estados Unidos sobre chips de computação avançados.
As ações da Alibaba fecharam em alta de 0,5% na Bolsa de Hong Kong, a 70,40 dólares de Hong Kong (US$ 8,99), superando um aumento de 0,05% no índice de referência Hang Seng.
(Dow Jones)