Nova geração de processadores Apple Silicon é aguardada e, de acordo com o jornalista especializado em Apple

Novos Macs podem receber o chip M3 já em outubro deste ano, de acordo com o jornalista da Bloomberg especializado em Apple Mark Gurman. Conhecido pelos seus acertos, Gurman sugere que os novos MacBook Air e MacBook Pro de 13 polegadas e o novo iMac podem ser os primeiros aparelhos a receber o novo processador Apple Silicon. Com o lançamento de novos Mac Pro, Mac Studio e do MacBook Air de 15" na WWDC, além dos MacBooks Pro de 14" e 16" em janeiro de 2023, o analista acredita que estas versões devem demorar para receber atualizações, e por isso não viriam com o M3.

A partir de fontes anônimas consultadas por ele, Gurman acredita que a Apple poderá anunciar os novos produtos com chip M3 um mês depois do anúncio do iPhone 15, que deve acontecer em setembro, como de costume. Suas conclusões podem ser encontradas na coluna digital Power On, publicada no último domingo (16).

Se a cronologia estiver correta, segundo a publicação, a tendência é que a companhia anuncie os novos modelos de MacBook Pro de 14 e 16 polegadas somente em 2024, já com a evolução do chip para M3 Pro e M3 Max. Assim como nas gerações anteriores da CPU, as edições atualizadas costumam ser mais potentes, ter um clock maior e, por consequência, um grande aumento de performance em relação ao modelo puro.

Outros rumores citados pelo site MacRumors indicam que o chip M3 pode ser fabricado com o processo de 3 nm, ao contrário do M2, que é de 5 nm. Neste caso, quanto menor o número, melhor deve ser a eficiência de energia, o que poderia fazer a bateria durar mais, e trazer uma melhora no desempenho em geral. A fabricação deve ficar por conta da TSMC, empresa com sede em Taiwan parceira da gigante da maçã na produção de processadores.

Para 2024, Gurman analisa que a Apple poderia lançar novos modelos de iPad Pro com tela OLED, que tende a ser mais econômica que o LED normal, e um novo iPad Air com chip atualizado. De acordo com a coluna, também está previsto para o ano que vem um iMac com 30 polegadas de tela, que já estaria em desenvolvimento.

Pedro Cardoso

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook