Views
Com o preço do Bitcoin ( BTC ) retrocedendo de seu pico e caindo abaixo de US$ 69.000, analistas da IntoTheBlock alertam para o mercado mostrando sinais de “estar superaquecido”, gerando preocupações de uma possível correção.
Num post X em 15 de março, Lucas Outumuro, chefe de pesquisa da IntoTheBlock, abordou a crescente alavancagem nos mercados financeiros descentralizados ( defi ) e financeiros centralizados (cefi), indicando um ajuste iminente.
“Não apenas os tokens meme estão disparando da esquerda para a direita, mas a quantidade de alavancagem por trás dos ativos de grande capitalização também acelerou rapidamente. Isto é evidente nos mercados de derivados, onde os custos dos empréstimos para operações longas atingiram o seu nível mais elevado desde 2021.”
Nas bolsas centralizadas, as taxas de financiamento têm níveis “anormalmente elevados”, diz Outumuro, acrescentando que, embora os fluxos de fundos negociados em bolsa ( ETF ) possam continuar a carregar preços à vista no momento, o posicionamento excessivamente otimista nos derivados “é um sinal de alerta para o mercado”.
Além disso, o aumento da alavancagem estende-se além das bolsas centralizadas até às plataformas de definição. A dívida agregada emitida através do Aave v3 no Ethereum mais que dobrou no acumulado do ano, observou Outumuro.
O analista alerta sobre um potencial “Grande Desenrolamento” no mercado de criptografia, antecipando uma correção de 20% “à medida que a quantidade de alavancagem no sistema for redefinida”. Embora o momento exato de tal correção permaneça incerto, a escalada dos custos dos empréstimos serve como um sinal de alerta para que os investidores em criptomoedas exerçam prudência em suas estratégias de negociação, observou o chefe de pesquisa da IntoTheBlock. No momento desta publicação, o Bitcoin estava sendo negociado a US$ 67.819, de acordo com dados da CoinGecko.