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A montadora chinesa BYD está lançando carros capazes de percorrer mais de 2,1 mil quilômetros sem reabastecer ou recarregar, em seu mais recente esforço para se diferenciar dos rivais no maior mercado automotivo do mundo.
A maior fabricante mundial de veículos elétricos lançou, na terça-feira (28), dois sedãs híbridos, com motores atualizados, que proporcionam a ambos uma autonomia de mais de 2,1 mil quilômetros com tanque cheio e bateria cheia.
Os preços dos modelos, chamados Qin L DM-i e Seal 06 DM-i, começam em 99,8 mil yuans (US$ 13.775,21) e vão até 139 mil yuan, valores relativamente baixos para o segmento de sedãs na China.
Os novos motores são a quinta atualização da BYD desde que lançou seu primeiro modelo híbrido, em 2008. As novas versões reduziram o consumo de combustível para 2,9 litros por 100 quilômetros, abaixo dos 3,8 litros por 100 quilômetros da versão anterior, três anos depois.
As ações da BYD listadas em Hong Kong fecharam em alta de 5,3%, nessa quarta-feira(29), na Bolsa de Hong Kong. As ações listadas em Shenzhen fecharam em alta de 8,35%, a maior alta em um dia desde setembro de 2021.
BYD x Tesla
A BYD, apoiada por Warren Buffett, tem estado em alta nos últimos meses, ultrapassando a Tesla como a maior vendedora mundial de veículos elétricos, revelando um carro esportivo estilo Ferrari e suas primeiras picapes, e continuando a aumentar seus lucros e resultados, apesar da contínua guerra de preços e forte concorrência na China, o mercado de veículos elétricos mais concorrido do mundo.
A autonomia dos novos sedãs superou os rivais híbridos da BYD por uma ampla margem. O mais recente modelo L6, do especialista em híbridos Li Auto, tem uma autonomia de até 1,39 mil quilômetros, enquanto os modelos do mais recentes Aito M9 da Seres, apoiado pela Huawei, são anunciados com até 1,40 mil quilômetros. As autonomias dos principais fabricantes globais de automóveis híbridos atingem normalmente cerca de 1,1 mil quilômetros.
Pressão sobre montadoras do Japão
Analistas disseram que a autonomia estendida, o menor consumo de combustível e os preços modestos dos novos modelos BYD aumentariam a posição de liderança da montadora no setor, num momento em que os rivais estão se preparando para lançar novos modelos e reduzir ainda mais os preços dentro de um mês.
Eles também poderiam levar a mais pressão sobre as montadoras estrangeiras que já estão perdendo participação de mercado na China, disse o analista automotivo do BOCOM International, Angus Chan. “As montadoras japonesas são as que correm maior risco”, acrescentou, com os novos modelos oferecendo uma alternativa a marcas como Nissan e Toyota, que há muito tempo têm uma reputação de preços baixos e reduzidos custos operacionais.
O analista da Nomura, Joel Ying, disse que os principais concorrentes dos novos modelos seriam os carros com motor de combustão interna voltados para consumidores semelhantes, a uma faixa de preço comparável, como os modelos Sylphy, da Nissan, e Levin e Corolla, da Toyota. Os concorrentes do ICE, acrescentou ele, “não são capazes” de fornecer uma autonomia de 2 mil quilômetros com certeza.
(Por Dow Jones)