A Lukso, que inicialmente era uma Oferta Inicial de Troca (IEO), agora é uma rede descentralizada em pleno funcionamento, com 10.000 validadores

Fabian Vogelsteller, um dos co-fundadores do Ethereum, junto com Vitalik Buterin, lançou uma nova criptomoeda que está despertando atenção de investidores e ultrapassou 100 milhões de dólares em valor de mercado.

Chamada de LUKSO, o projeto tem objetivo de desenvolver um ecossistema para a nova era da internet, a chamada Web3.

Como usuários da internet comum, confiamos em serviços centralizados e confiáveis ​​para armazenar e proteger nossos dados, o que nos deixa suscetíveis a problemas de privacidade, violações de dados e incapacidade de possuir os dados que são nossos.

É aí que a Lukso entra, com uma tecnologia que permite que os usuários possuam e transfiram ativos digitais na Internet por meio de uma rede criptograficamente protegida.

A moeda que alimenta a blockchain LUKSO é LYX. Antes do lançamento da rede principal, os investidores podem negociar LYXe, o token equivalente na blockchain Ethereum. Os usuários podem migrar esses tokens de pré-lançamento para moedas oficiais depois que a rede for ativada.

O token LYXe foi lançado com uma circulação de aproximadamente 15% do suprimento final de 100 milhões. Esse valor consiste em aproximadamente 8% para taxas de vendas e marketing, aproximadamente 6% da venda pública e 1% da oferta inicial da KuCoin.

Como as vendas nunca excederam o primeiro limite geral de venda de tokens, o projeto nunca introduziu uma segunda venda pública e cerca de 14% dos tokens excedentes foram adicionados ao pool de reserva.

Até o momento, mais de 580 milhões de LYXe foram migrados de um suprimento total de 15 milhões. Apesar de um pequeno atraso devido a um bug, tudo parece estar correndo bem.

O que é a Lukso

Infelizmente, o whitepaper não oferece muita clareza sobre o novo projeto. Com 146 páginas de palavras complexas, fica difícil entender sua proposta de forma simples. No entanto, sabemos que o projeto é baseado no Ethereum e segue o estilo Proof of Stake, com possíveis planos futuros de fragmentação.

O principal objetivo do Lukso é implementar a Proposta de Melhoria do Ethereum ERC725, apresentada pelo próprio Vogelsteller em 2017. Tal proposta visa aprimorar a interação com contratos inteligentes, especialmente no processo de verificação de identidade.

Em termos práticos, isso significa que a blockchain Lukso oferece a possibilidade de reivindicar uma identidade ao interagir com contratos inteligentes.

Por exemplo, ao abrir uma conta bancária, o contrato do banco pode verificar as declarações de identidade, como informações biométricas ou endereço residencial, fornecidas por emissores confiáveis, como governos ou empresas de serviços postais.

Essa funcionalidade pode ser útil em diferentes situações. Atualmente, o Etherscan é responsável por atribuir identidades, mas nem sempre é uma fonte confiável.

Com a Lukso, há a oportunidade de revelar a propriedade de um endereço eletrônico por meio da reivindicação de uma identidade, aumentando a segurança e a privacidade.

Apesar disso, a necessidade dessa nova blockchain para atender a tais demandas específicas é um assunto em debate.

Alguns questionam se essas melhorias são realmente significativas o suficiente para justificar a criação de uma nova blockchain. Mesmo assim, o projeto Lukso já possui um valor de mercado de aproximadamente US$ 140 milhões.

Fabian Vogelsteller

Fabian Vogelsteller é um desenvolvedor experiente e respeitado, e suas ideias divergem um pouco do ecossistema Ethereum. Ele decidiu implementar suas ideias em um novo ecossistema, a Lukso, buscando uma abordagem ligeiramente diferente das demais criptomoedas.

Ainda é cedo para dizer qual será o futuro da Lukso. No mundo das criptomoedas, existem projetos de sucesso, como a Cardano de Charles Hoskinson, que também se destacou desde sua ICO, mesmo sem grandes inovações em relação ao ethereum.

A Lukso, que inicialmente era uma Oferta Inicial de Troca (IEO), agora é uma rede descentralizada em pleno funcionamento, com 10.000 validadores. Quanto à sua classificação legal, ainda não está claro se é considerado um valor mobiliário ou não, mas essa definição pode depender do que acontece com a Cardano.

Com suas melhorias e abordagem única, a Lukso pode trazer avanços significativos em termos de segurança e privacidade. Resta aguardar para ver se o mercado adotará suas inovações e se o projeto se tornará uma opção promissora no mercado de criptomoedas.

Gustavo Bertolucci

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook