Conhecida por suas virtudes colorantes, é também um dos principais ingredientes da culinária natural

açafrão-da – índia é uma especiaria de origem oriental, principalmente no sul da Ásia, que se espalhou pelo sudeste asiático. Graças ao comércio com o Oriente, chegou à Europa. Na verdade, tanto a raiz – ou melhor, os rizomas secos com sua típica cor amarela intensa – quanto o pó, sempre obtido do rizoma, foram importados .

Em particular, o  pó desta especiaria é semelhante ao ocre  e teve uma utilização considerável entre as populações antigas graças às suas  propriedades corantes.

Esta planta contém vários componentes, aqui está um breve resumo:

  • óleo essencial : óleo essencial de cânfora, cineol , turmerone
  • não flavonóides: curcumina , com forte ação estimulante na produção de bílis e antiinflamatória e antioxidante
  • sais minerais: especialmente cobre , potássio , ferro  e manganês
  • corantes : do grupo da curcumina ( curcuminóides )
  • vitaminas : vitamina C presente principalmente na raiz fresca e vitamina B6 útil em caso de anemia, bem como riboflavina, niacina e colina, ativa em doenças de pele e dermatites


Já os romanos o usavam para tingir tecidos e  Marco Polo  em algumas passagens do ‘Milhão’ fala dessa especiaria, aproximando-a, como força de coloração, do  açafrão  e de fato uma das variedades mais comuns (nome botânico  curcuma longa ) também era chamada de  açafrão d leste .

Já era conhecido como corante desde os tempos antigos. Devido ao seu poder corante, o extrato de açafrão ainda é usado hoje em dia para bebidas, assados, sorvetes, biscoitos e molhos. Você pode reconhecê-lo na etiqueta porque está marcado com as  iniciais E100.

A consciência de seus poderes medicinais se espalhou no século 16 para o tratamento de icterícia e doenças hepáticas.  Ainda hoje, esses efeitos de proteção hepática e estimulação das vias biliares são muito apreciados, o que favorece a secreção e evacuação. Devem-se à curcumina,  concentrada no rizoma.

Esta substância também tem ação antiinflamatória , portanto é útil em casos de inflamação de tecidos e articulações , de fato está sendo estudada sua possível utilização no tratamento da artrite reumatóide no lugar dos AINEs, antiinflamatórios sintéticos, evitando assim os efeitos colaterais dos o último, especialmente em detrimento do estômago e do sistema nervoso.

Esta especiaria também tem um potencial efeito anticâncer: muitas pesquisas tendem a destacar uma ação  particularmente eficaz contra melanomas e cânceres de pele, o que retardaria o progresso.

Essas propriedades estão especialmente presentes no açafrão fresco, que está se tornando um ingrediente cada vez mais conhecido e presente na mesa italiana.

Além disso, também parece agir sobre o herpes simplex e ter alguma ação contrária ao Alzheimer. Mas os estudos ainda estão em andamento.

Os benefícios para a saúde, como já dissemos, devem-se aos seus altos níveis de beta-caroteno e vitamina C, mas também à curcumina . E é essa substância que atua no peso.

Vários estudos científicos estão tentando esclarecer quais mecanismos exatos atuam na perda de peso, mas geralmente acredita-se que a cúrcuma tem algum efeito na perda de peso . Em primeiro lugar, porque estimula a digestão , em segundo lugar, porque é um alimento que queima gordura. Na verdade, no processo digestivo, a curcumina ajuda a tornar as gorduras mais solúveis e facilita sua absorção .

Também ajuda as células a assimilarem glicose, razão pela qual costuma ser recomendado para o tratamento do diabetes tipo 2.

Também reduz  a absorção do colesterol e das lipoproteínas de  baixa densidade. Infelizmente, é apenas parcialmente absorvido pelo corpo. Para otimizar essa absorção, é aconselhável consumi-lo associado à pimenta-do-reino .



Qual a sua reação?



Comentários no Facebook