O verdadeiro vilão que drena a energia, em muitos casos, é um aplicativo que você sequer usa ativamente

Quando pensamos nos aplicativos que consomem muita bateria em nossos celulares, é muito comum pensarmos no Chrome como o principal culpado, não é? No entanto, uma revelação surpreendente pode mudar a sua perspectiva.

O verdadeiro vilão que drena a energia, em muitos casos, é um aplicativo que você sequer usa ativamente: o Google Play Services. Esse app é uma parte essencial do ecossistema Android, responsável por fornecer várias funcionalidades e serviços para os aplicativos do Google e para os demais instalados em nosso dispositivo.

Ele trabalha em segundo plano, por isso você sequer nota que ele está em funcionamento. Entre suas funções, ele sincroniza dados, fornece notificações push e atualiza aplicativos, apenas para citar alguns exemplos. No entanto, essa operação contínua também pode impactar significativamente o consumo de bateria.

É importante ressaltar que o consumo de bateria pode e vai variar de acordo com o dispositivo, configurações e hábitos de uso individuais. Alguns usuários podem ter uma experiência diferente, em que o Google Play Services não é o “monstro” por trás do rápido descarregamento da bateria.

Como reduzir o consumo de bateria?

Pensando nisso, o que podemos fazer para minimizar o consumo de bateria do Google Play Services? Inicialmente, uma solução simples pode ser simplesmente reiniciar o aparelho, o primeiro passo utilizado para resolver qualquer problema quando o assunto é dispositivo eletrônico.

Você também pode e deve manter o aplicativo sempre atualizado na sua versão mais recente, pois elas também melhoram o desempenho e corrigem bugs.

Também é importante verificar se há atualizações disponíveis para os outros aplicativos, sejam eles do Google ou não, pois elas podem afetar indiretamente o consumo de bateria do seu celular. Além disso, mantenha o sistema operacional sempre atualizado.

Caso você tenha conexão Wi-Fi, você pode ainda limpar os dados do aplicativo, como uma última solução. Para isso, acesse as configurações, depois basta seguir os passos.

  • Busque por “Aplicativos”;
  • Toque em “Serviços”;
  • Acesse “Armazenamento”;
  • Depois, “Gerenciar espaço”;
  • Agora, confirme a ação com “Excluir todos os dados”.

Fazendo isso, você não perderá nenhum dos dados armazenados: eles apenas serão removidos e logo sincronizados pelo Google. Por isso, é importante usar essa dica apenas em conexões Wi-Fi, já que ela pode consumir bastante de sua internet caso se utilize dos dados móveis.

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook