Views
As vendas praticadas pela internet seguem em evolução no Nordeste. Ao comparar os meses de fevereiro (2022 e 2021), o setor registrou crescimento de 24,67%. O faturamento, seguindo a mesma análise comparativa, teve alta de 18,67%. Os dados são do índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital.
Continuando com o mesmo período de comparação, na composição regional, o Nordeste ocupou a vice-liderança, ficando atrás somente do Norte (24,99%). As demais regiões tiveram o seguinte desempenho: Centro-Oeste (21,68%); Sul (19,88%); e Sudeste (11,53%).
“A performance do e-commerce nordestino em fevereiro de 2022 mantém o cenário de crescimento dos últimos tempos. O faturamento online cresceu no mês, comparado ao mesmo período do ano passado, 18,67%%, o que é coerente com a expectativa de termos um crescimento para 2022 de 10 a 15% do volume faturado", afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da camara-e.net.
Vendas online no Nordeste
Já no comparativo de vendas online, entre fevereiro e janeiro, houve uma queda de (−13,74%) no Nordeste. Mas, no acumulado dos últimos 12 meses, segue em ampla expansão: 25,45%.
O desempenho das demais regiões no acumulado dos últimos 12 meses foi da seguinte forma: Centro-Oeste (23,72%); Norte (22,54%); Sul (21,19%); e Sudeste (9,45%).
Faturamento do Nordeste
O faturamento do setor teve variação negativa de (−14,94%), no comparativo entre fevereiro e janeiro.
Ao comparar as regiões, no faturamento de fevereiro de 2022 ante o mesmo mês do ano passado, o desempenho foi: Sul (17,03%); Centro-Oeste (16,11%); Norte (7,73%); e Sudeste (7,37%).
A configuração regional, no acumulado dos últimos 12 meses, ficou da seguinte forma: Sul (30,71%); Centro-Oeste (30,25%); Nordeste (26,55%); Norte (22,81%); e Sudeste (18,16%).