As ICOs são um passo inicial essencial no mundo dos negócios, assim como construir uma base sólida para uma casa que durará gerações

O que é uma ICO

Para iniciar sua campanha de criptomoeda ou blockchain, você precisa de um plano de jogo claro que se traduza no que você deseja para o seu projeto. Não importa quão grande ou pequeno seja o plano, ter um montante adequado de financiamento é a parte essencial de tudo isso. Caso contrário, qual seria o negócio perfeito sem as ferramentas adequadas para dar vida a ele? E é aqui que entram os ICOs, uma das formas mais populares para as empresas de criptografia levantarem fundos operacionais.

As ofertas iniciais de moedas (ICO) são uma nova forma de arrecadar fundos por meio de vendas iniciais de tokens. O conceito foi originalmente desenvolvido por empreendedores como Chris Larsen e Jack Liu. Em 2017, os projetos arrecadaram US$ 2,1 bilhões usando esse método.

Uma oferta inicial de moedas (ICO) é um método de arrecadação de fundos pelo qual os projetos levantam capital para seus empreendimentos de criptomoeda e blockchain em estágio inicial sem regulamentações. É o crowdfunding através da criação e venda de tokens digitais. Esses tokens podem representar uma participação na empresa ou empreendimento ou deter alguma utilidade relacionada ao produto ou serviço oferecido.

As startups baseadas em blockchain que buscam levantar capital o fazem cunhando uma certa quantidade de seus tokens digitais nativos e emitindo-os para venda aos primeiros investidores, geralmente em troca de outras criptomoedas.

As ICOs permitem que as startups levantem capital sem abrir mão do capital, bem como ajudam a estabelecer uma comunidade de usuários interessados ​​no sucesso do projeto para aumentar o valor de seus tokens de pré-venda. Uma vantagem importante das ICOs é que elas eliminam os intermediários no processo de captação de capital, criando conexões diretas entre a empresa e os investidores e alinhando os interesses de ambas as partes. 

Tipos de ofertas iniciais de moedas

Existem dois tipos de ICOs:

ICOs privados

Numa ICO privada, apenas um número limitado de investidores participa no processo. Estes são apenas investidores credenciados e geralmente são instituições financeiras e indivíduos com alto patrimônio líquido. Uma empresa pode definir um valor mínimo de investimento.

ICOs públicos

As ICOs públicas são um modelo de crowdfunding direcionado ao público em geral. É uma forma de investimento mais democrática, pois quase qualquer pessoa pode participar. No entanto, devido a preocupações regulamentares, as ICO privadas estão a tornar-se comparativamente preferíveis. 

Como funciona uma oferta inicial de moedas (ICO)

Tipos de tokens

O modelo de arrecadação de fundos da ICO envolve a emissão de tokens em uma blockchain e sua posterior distribuição em troca de uma contribuição financeira. Esses tokens, transferíveis através da rede e negociáveis ​​em bolsas de criptomoedas, dão aos detentores acesso a um serviço específico ou dão-lhes direito a dividendos da empresa. Os tokens podem ser tokens de utilidade ou tokens de segurança com base em suas funções:

  • Utility Tokens são “tokens de usuário” ou “moedas de aplicativo”, representando acesso futuro ao produto ou serviço da empresa. Os tokens utilitários são trocados pelo acesso futuro dos usuários ao serviço e não são um investimento padrão para uma ação da empresa.
  • Os tokens de segurança derivam seu valor de ativos externos negociáveis ​​e podem aumentar ou diminuir de valor. Eles representam uma participação na empresa ou projeto e estão sujeitos às regras e regulamentos da SEC.

Estruturas da OIC

Ao arrecadar capital por meio de ICOs, o primeiro passo dos organizadores do projeto é determinar a estrutura da moeda. As ICOs podem assumir uma das seguintes estruturas:

  • Fornecimento estático/preço estático: uma empresa define uma meta ou limite de financiamento específico para o projeto, o que significa que cada token tem um preço predefinido e um fornecimento total fixo de tokens. 
  • Fornecimento estático/preço dinâmico: um fornecimento estático de tokens e uma meta de financiamento dinâmica. A quantidade de fundos arrecadados determina o preço por token. Quanto mais fundos forem arrecadados, maior será o preço por token.
  • Fornecimento Dinâmico/Preço Estático: Um fornecimento de token dinâmico, mas com um preço fixo. A quantidade de dinheiro arrecadada determina o fornecimento de tokens.

Lançamento do white paper

Depois de estruturar o ICO, os organizadores do projeto geralmente criam um pitchbook – um white paper – disponibilizado a potenciais investidores por meio do site da empresa. O white paper explica informações pertinentes relacionadas à ICO, como:

  • O objetivo pretendido do projeto e quais necessidades ele atende
  • Os objetivos financeiros do projeto
  • O tipo de moeda aceitável (USD, BTC, ETH)
  • A duração da campanha
  • O número de tokens a serem retidos pelos fundadores

O white paper deve ser o mais detalhado e transparente possível. Seu objetivo é atrair e incentivar investidores a participarem do projeto para atingir as metas de financiamento. 

Lançando uma ICO 

O objetivo das ICOs é aproveitar os sistemas descentralizados da tecnologia blockchain na arrecadação de fundos e alinhar os interesses das diversas partes interessadas. As etapas de uma ICO são:

Identificação de metas de investimento

Cada ICO começa com a intenção de levantar capital. A empresa estabelece o público-alvo de sua campanha e desenvolve materiais relevantes sobre o empreendimento para disponibilizar a potenciais investidores.

Criação de token

Os tokens representam um ativo ou utilidade no blockchain e são fungíveis e negociáveis. Os tokens geralmente não fornecem uma participação acionária em uma empresa, mas principalmente entregam alguma participação em um produto ou serviço criado pela empresa.

Promoções

As campanhas de promoção são cruciais para atrair potenciais investidores e geralmente são realizadas online para alcançar o mais amplo alcance dos investidores. 

Oferta inicial

Os tokens são então oferecidos aos investidores e possivelmente em várias rodadas. A empresa utilizará o fundo recebido para facilitar seu plano enquanto os investidores utilizam os tokens adquiridos para se beneficiar deste produto/serviço ou aguardam um aumento no valor dos tokens.

Regulamentos da OIC

As ICOs são um fenômeno completamente novo e impactam significativamente os processos de captação de capital na indústria de blockchain. Contudo, as autoridades reguladoras em todo o mundo não previram a introdução do novo modelo de angariação de fundos.

A regulamentação das ICOs varia entre os diferentes países. Por exemplo, a China e a Coreia do Sul proibiram as ICOs. Muitos países europeus, bem como os Estados Unidos e o Canadá, estão estabelecendo diretrizes específicas para governar as ICOs.

No entanto, certos países, incluindo Austrália, Nova Zelândia, Hong Kong e Emirados Árabes Unidos (EAU), têm diretrizes que regem as ICOs.

Conclusão

Investir em ICOs pode gerar ganhos para os investidores. Porém, sempre existe o risco de a empresa não decolar ou de os organizadores do projeto não conseguirem desenvolver nada. É crucial realizar a devida diligência em cada ICO antes de investir. As informações críticas para pesquisa incluem informações sobre a empresa e seu white paper da ICO, o tipo de tokens e suas funções e como os tokens serão negociados.


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