Franqueada master do Burguer King negocia para adquirir a licença da Starbucks no Brasil
Até o momento, a SouthRock, operadora da Starbucks no Brasil, não se pronunciou sobre o assunto

A Zamp, franqueada e operadora no Brasil das marcas Burger King e Popeyes, está em negociações para adquirir a licença de operação da Starbucks no país diretamente da matriz americana. As conversas tiveram início em dezembro de 2023, conforme apurado pelo portal Valor. 

Além da Zamp, outras duas cadeias de restaurantes também sondaram representantes da rede de cafeterias em Seattle, sede da empresa nos Estados Unidos, para explorar possíveis acordos. No entanto, a falta de visibilidade da marca no Brasil e os esforços concentrados da Zamp na expansão do Popeyes levaram o plano a ser adiado. Vale ressaltar que a visibilidade da marca Starbucks não é um problema, pois a empresa se tornou um fenômeno de vendas logo após sua entrada no mercado brasileiro.

Na estrutura acionária da Zamp, o Mubadala Capital, por meio do veículo MC Brazil, detém 36,6% das ações da rede. Nas últimas semanas, a empresa passou por um movimento de saída do Novo Mercado em janeiro, o que levanta especulações sobre uma possível aquisição importante na cadeia. Essa proposta foi aprovada em assembleia de acionistas realizada em janeiro. 

Para algumas gestoras consultadas pela reportagem, esse movimento pode indicar uma tentativa de incorporar a Zamp em uma nova companhia adquirida, algo que não é permitido pelas regras do Novo Mercado. Empresas listadas neste segmento de maior governança da bolsa só podem ser incorporadas por outras que também estejam nesse mesmo nível na B3.

De acordo com informações apuradas pelo Valor, a RBI, que detém 9,4% das ações da Zamp por meio da Burger King do Brasil, votou a favor da proposta do Mubadala para a saída da Zamp do Novo Mercado. Esses dados constam em uma declaração de voto dos acionistas arquivada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A 3G Capital, dos acionistas Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, possui 29% da RBI, que é a proprietária da marca Burger King em escala global.

Até o momento, a SouthRock, operadora da Starbucks no Brasil, não se pronunciou sobre o assunto, e a Zamp ainda não comentou sobre as negociações.

redacao
Conta Oficial Verificada