Nova montadora chinesa chega ao Brasil e acirra briga da categoria
A fabricante chinesa Omoda (pronuncia-se omôda) planeja sua entrada no mercado brasileiro no segundo trimestre de 2024

A competição no segmento de SUVs no Brasil vai esquentar em 2024 com a chegada de um novo jogador. A fabricante chinesa Omoda (pronuncia-se omôda) planeja sua entrada no mercado brasileiro no segundo trimestre de 2024, iniciando com o lançamento do modelo elétrico Omoda 5. Em seguida, serão introduzidas duas versões híbridas do mesmo modelo. Além disso, a Jaecoo (pronuncia-se djeico), que é uma marca-irmã da Omoda e parte do grupo Chery, também está considerando o lançamento do J7 no Brasil, embora os detalhes ainda estejam sendo finalizados.

Essas informações foram compartilhadas por executivos das duas marcas durante um evento para a imprensa em 21 de dezembro. Apesar de ambas as marcas serem parte do grupo Chery, elas operarão de forma independente no Brasil.

Atualmente, a equipe brasileira da Omoda está em processo de contratação para seu escritório central, localizado em São Paulo, que coordenará as operações de vendas no país. A estratégia inclui estabelecer cerca de 40 concessionárias no Brasil que oferecerão veículos tanto da Omoda quanto da Jaecoo.

Com planos de expansão global, as marcas já estabeleceram bases de engenharia em mercados importantes como China, Europa e Estados Unidos. Até o final de 2024, a Omoda pretende marcar presença em mais de 30 países, enquanto a Jaecoo planeja estrear em mais de dez. Na América Latina, ambas já têm operações em países como Chile e México.

Como é o Omoda 5

O Omoda 5 apresenta design futurista. Tem rodas de liga leve de 18”, teto flutuante, design traseiro no estilo fastback, luzes diurnas em forma de T e faróis dinâmicos. As dimensões do SUV são 4,40 metros de comprimento, 1,83m de largura e 1,59m de altura.

O motor elétrico tem autonomia de 450 quilômetros pelo ciclo WLTP (ainda não teve homologação pelo Inmetro). No interior do veículo, destaque para as telas de 10,25 polegadas para o painel de instrumentos e a central multimídia.

A precificação ainda está sendo definida, mas deve ficar algo em torno de a partir de R$ 210.000. Nesta categoria, rivaliza tanto com os chineses BYD Song Plus DMi e o GWM Haval H6, quanto com o Jeep Compass, que tem preço a partir de R$ 180.000, esse a combustão.

Propostas das marcas

Tanto a Omoda e quanto a Jaecoo "têm como propósito oferecer veículos mais sustentáveis, com alta segurança, designs inovadores e tecnologia de ponta com soluções inteligentes que facilitem o dia a dia do consumidor". Apesar desse conceito em comum, elas terão propostas diferentes.

A Omoda tem uma pega de carros mais sofisticados e tecnológicos, voltados para quem nunca teve um automóvel. Já a Jaecoo tem o foco em off-road e SUVs para os mais diversos tipos de terrenos.


redacao
Conta Oficial Verificada