Pix Parcelado e Pix Programado não animam brasileiros, revela pesquisa
Lançamentos do Banco Central para o Pix não animam usuários brasileiros, apesar de fenômeno inicial da modalidade de pagamentos instantâneos

O Pix se tornou um verdadeiro fenômeno no Brasil desde seu lançamento, com milhões de brasileiros adotando o sistema para suas transações diárias. Segundo dados da Deloitte, cerca de metade desses usuários são considerados "heavy users", realizando mais de 30 operações mensais. No entanto, a empolgação não se estende a todas as novidades do sistema.

Uma pesquisa realizada pelo marketing da Fiserv Brasil, em parceria com a Opinion Box, entrevistou 2.020 pessoas entre os dias 4 e 24 de junho de 2024 e revelou que muitos brasileiros não têm intenção de utilizar novas funcionalidades, como o Pix Parcelado e o Pix Programado. A pesquisa indicou que, embora o Pix tradicional já faça parte do cotidiano de 77% dos entrevistados, o entusiasmo por outras inovações do Banco Central, como o Pix Programado e o Pix Parcelado, ainda é baixo.

Os entrevistados, em sua maioria mulheres (53%) e pertencentes às classes D e E (50%), com idades variando dos 16 aos mais de 50 anos, demonstraram pouca disposição para adotar essas novas modalidades. Quando questionados sobre o tipo de transação via Pix que mais gostariam de utilizar, 31% afirmaram não ter interesse em funcionalidades como o Pix Parcelado, Pix Programado e Pix no Exterior. Por outro lado, outros 31% manifestaram interesse pelo Pix Parcelado, que surge como uma alternativa para competir com os cartões de crédito.

As classes A, B e C ainda mostram uma clara preferência pelo cartão de crédito para realizar suas compras, o que pode ser atribuído aos programas de pontos associados a esses cartões. A classe D, por sua vez, está dividida entre o uso do cartão de crédito e o Pix, enquanto a classe E demonstra uma preferência maior pelo Pix, com 53% dos entrevistados optando pelo sistema.

"A preferência da classe A pelo crédito (77%) se deve aos programas de benefícios. As outras classes têm acesso a produtos limitados e crédito restrito. O Pix facilita muito as transações para a pessoa física, oferecendo rapidez na compensação", explicou Murillo Restier, diretor de desenvolvimento de negócios na Fiserv Brasil.

redacao
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