Views
R$ 24,6 bilhões das cotas do PIS/Pasep ainda podem ser resgatados pelos trabalhadores que estejam registrados no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O resgate está disponível, desde 2019, para quem trabalhou com carteira assinada, servidores e militares, de 1970 a 1988.
A maioria daqueles que têm direito são aposentados que não sabem que podem efetuar o saque. Além disso, também têm direito ao abono aqueles herdeiros de trabalhadores já falecidos.
Aplicativo FGTS
Para consultar o status do pagamento PIS/Pasep, basta acessar o aplicativo do FGTS (disponível para Android ou iOS). Caso conste algum valor, é possível transferir o dinheiro para uma conta corrente dentro do próprio aplicativo.
Clientes da Caixa podem consultar o saldo diretamente pelo internet banking. Ademais, por meio do aplicativo do FGTS também é possível solicitar o saque do fundo. A solicitação pode ser para qualquer instituição financeira, sem taxas e será depositado em até 5 dias úteis.
Os saques de até R$ 3 mil podem ser efetuados em qualquer agência da Caixa, Caixa Aqui ou Lotéricas. Portanto, para realizar o procedimento, o trabalhador deve levar seu Cartão Cidadão e um documento original de identificação. Para saques maiores que este valor deve é preciso se dirigir até uma agência com documentos originais do processo.