Views
A taxa de poupança bruta no segundo trimestre de 2024 foi de 16%, o nível mais baixo para um segundo trimestre desde 2019, quando atingiu 13,8%, segundo dados divulgados nesta terça-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nas contas nacionais referentes ao período.
Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, explicou que a queda na taxa de poupança está relacionada ao aumento na taxa de investimento. Ela destacou que a taxa de investimento alcançou 16,8% no segundo trimestre, a maior para o período desde 2022, quando foi de 17,3%.
"Então, por que a taxa de poupança caiu? Porque o investimento está alto. Estamos consumindo uma parte significativa da renda do país, o que deixa menos recursos disponíveis para poupança", observou Rebeca.
A especialista também ressaltou que os investimentos estão crescendo a um ritmo superior ao da economia. No segundo trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 1,4% em relação aos três primeiros meses de 2024, enquanto a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que mede os investimentos na economia, avançou 2,1% no mesmo período.