Ações começaram menos de uma semana após o Departamento de Justiça dos Estados Unidos processar a Apple

A União Europeia abriu investigações contra a Apple, Meta e Alphabet por possíveis violações contra sua nova lei de competição no mercado digital, ampliando a pressão em cima de grandes empresas americanas de tecnologia.

As investigações, anunciadas nesta segunda-feira, são as primeiras sob a nova Digital Markets Act, que entrou em vigor no início do mês. Elas acontecem menos de uma semana após o Departamento de Justiça dos Estados Unidos processar a Apple.

A Apple e a Alphabet, dona do Google, agora estão sob investigação para saber se obedecem aos dispositivos da lei onde é dito que as empresas têm que mostrar formas alternativas de pagamento em suas lojas de distribuição de aplicativos.

A Comissão Europeia, braço executivo do bloco, está preocupado com os obstáculos que as companhias impõem aos desenvolvedores de aplicativos para forçar clientes a usar meios de pagamento das lojas.

A investigação também vai examinar as mudanças que o Google fez em seu serviço de busca na Europa. A nova lei de ambientes digitais da Europa diz que companhias não podem dar preferência aos seus próprios serviços sobre rivais.

Outra investigação vai olhar se a Apple está seguindo dispositivos onde dá a usuários fácil acesso à desinstalação de aplicativos e mudança de configurações padrões no iPhone, assim como se ela mostra alternativas aos usuários.

No caso da Meta, a União Europeia irá avaliar o plano que a dona da Instagram e Facebook implementou mês passado, onde exige o pagamento de uma mensalidade de até US$ 11 por mês na Europa para que usuários não vejam anúncios personalizados.

(Por Dow Jones)

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook