A chave Pix é um método de identificação do usuário dentro do sistema e pode ser um CPF, CNPJ, e-mail, número de celular ou uma chave aleatória em sequência alfanumérica

O Banco Central (BC) anunciou que os usuários Pix terão acesso a dois relatórios com informações sobre suas chaves Pix, um emitido instantaneamente e outro, mais completo, que será disponibilizado até dois dias úteis após a solicitação. Ambos poderão ser acessados por meio do Registrato com o login de uma conta gov.br nível prata ou ouro já a partir desta terça (2 de abril).

O primeiro já podia ser emitido, mas foi melhorado, segundo o Banco Central. Os usuários poderão ter acesso a hora exata da data de criação da chave Pix e a situação de cada chave, se está ativa, se foi bloqueada judicialmente ou se está em situação de “reivindicação de posse ou em portabilidade”.

Os dois últimos casos ocorrem quando um usuário reivindica a posse da chave Pix, como um número de telefone, que está cadastrado para outra pessoa. E, o segundo é quando há portabilidade da chave de um banco para o outro.

Já o segundo relatório terá, além das informações do primeiro, um histórico de todas as chaves já utilizadas, inclusive as excluídas, com a data e hora da exclusão. “Essas novidades possibilitam que o cidadão identifique eventuais tentativas de fraudes utilizando chaves criadas em seu nome”, segundo o BC.

A chave Pix é um método de identificação do usuário dentro do sistema e pode ser um CPF, CNPJ, e-mail, número de celular ou uma chave aleatória em sequência alfanumérica.

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook