Views
O mercado é muito competitivo e, por isso, é preciso que o empreendedor esteja sempre atento às práticas que podem levar o seu negócio a um lugar de destaque. Inspirar o espírito empreendedor dos funcionários pode ser uma boa alternativa para apresentar melhores resultados.
Com tantas mudanças acontecendo no mundo, principalmente por causa dos avanços tecnológicos, o seu negócio precisa ser criativo e criar novas possibilidades a todo momento. Ser bom não é mais o suficiente.
Pessoas em todos os níveis hierárquicos precisam ter uma mentalidade empreendedora e antecipar o que os consumidores gostariam de comprar. Pensando nisso, o site Entrepreneur fez uma lista com algumas dicas para incentivar o espírito empreendedor dos seus funcionários para ajudar a sua empresa a ter mais sucesso:
1. Incentive-os a dar ideias
Ainda que você acredite que não há mais nada a inventar no seu segmento, sua empresa deveria tirar alguns dias do ano para focar em outras possibilidades. É nesses momentos dedicados exclusivamente à criação que podem surgir novas boas ideias.
A frequência desses encontros para brainstorming pode variar de acordo com o segmento da sua empresa. Segundo o professor Victor Poirier, a maioria das pessoas possuem um traço de inovação. Ele pode estar dormente em alguns, mas reuniões para brainstorming capitaneadas por um especialista podem ser essenciais para descobrir grandes ideias.
2. A gerência deve ouvir todos os funcionários
A melhor forma de conseguir boas ideias dos funcionários e fazer com que eles tenham uma mentalidade empreendedora é ter certeza de que todos se sentem ouvidos. Eles se ficarão menos motivados a dar sugestões se acharem que suas ideias não são consideradas.
Ouvir os funcionários significa separar um tempo para receber feedbacks, que não precisam ser dados em reuniões formais. Após dois anos de pandemia, ninguém mais aguenta ficar por horas em chamadas de vídeo. Outras plataformas podem ser usadas para coordenar esse momento e criar novos métodos de trabalho.
3. Contrate as pessoas certas
Algumas pessoas preferem que seus ambientes de trabalho sejam previsíveis, confiáveis e imutáveis. As mudanças podem ser disruptivas e assustadoras para elas. Mas a complacência é a inimiga da inovação.
Por isso, ao iniciar um processo seletivo, é importante ter em mente qual é a cultura que você quer para o ambiente de trabalho. A partir disso, pense em perguntas que permitam que o candidato mostre o quanto está disposto a aceitar mudanças e deixe claro que seu negócio abraça esse movimento.
A gerência deve recompensar os funcionários que melhor navegaram por momentos de implementação de inovação, reconhecendo o esforço mental para executar essa tarefa. Estar próximo dos colaboradores para ter certeza de que estão bem vai fazer com que eles sintam que são cuidados ali, o que os ajudará a manter o interesse na empresa.
4. Reúna perspectivas diferentes
Contratar as pessoas certas também significa contratar um grupo diverso. Assim, você conseguirá perspectivas diferentes sobre a situação atual e como ela pode ser transformada. Além dos marcadores mais óbvios, como raça, gênero, idade e orientação sexual, outros também podem ser levados em consideração, como experiências de vida e onde foram criados, uma vez que podem impactar na visão de mundo dos funcionários.
Como Dhristi Shah afirmou: “Engajamento significa incentivar um senso de acolhimento aos funcionários. Quando eles estão efetivamente engajados com sua empresa, se preocupam mais com isso. Eles estão envolvidos e focados no bem-estar da organização e em ajudá-la a crescer, em vez de pensar apenas no salário”.
5. Encoraje e remunere boas ideias
Funcionários engajam mais com a cultura de uma empresa se sentem que serão recompensados ao conquistarem algo. Assim como as companhias oferecem bônus a partir da performance, você também pode recompensar os funcionários que incentivarem e mantiverem o espírito empreendedor vivo. Tente oferecer algum tipo de remuneração para aqueles que deram sugestões que levaram a empresa a um novo patamar.