A 2ª edição do evento será realizada entre 15 e 18 de abril deste ano no Rio Centro, na Zona Oeste da capital fluminense

No epicentro dos debates do universo da tecnologia estão os próximos passos da inteligência artificial e, sobretudo os limites da sua aplicabilidade. Estas são umas das vertentes a serem debatidas durante o Web Summit Rio. A 2ª edição do evento será realizada entre 15 e 18 de abril deste ano no Rio Centro, na Zona Oeste da capital fluminense.

Além de guiar a inovação, os pavilhões do evento se transformam num celeiro de oportunidades. No site do Web Summit é possível adquirir ingressos, com descontos para compras em grupo. Startups que queiram participar do evento também podem se inscrever para a próxima edição, que deve reunir 30 mil pessoas por dia. A cobertura do Web Summit Rio 2024 na Editora Globo é apresentada pelo Senac RJ.

A inteligência artificial, tema central de calorosos debates em todo o planeta, terá um espaço dedicado para as discussões no evento: a “Academia IA”. O palco ampliará as discussões em torno dos desafios da ferramenta e abordará, por exemplo, o receio de que ela substitua trabalhos humanos.

A britânica Maya Pindeus, executiva-chefe (CEO) da Another Earth, se juntará à dinamarquesa Bianca Lopes, CEO da Authentify It, e do norte-americano Alejandro Casas Caro, CEO da Simetrik, para discutir sobre os reais rumos da tecnologia.

O presidente da IBM Brasil, Marcelo Braga, levará a discussão sobre como as empresas podem superar as barreiras para impulsionar negócios e pessoas usando ferramentas de IA.

O executivo explica que, sem políticas e diretrizes claras em torno do uso da tecnologia, as organizações podem ficar expostas a dilemas éticos, levando a danos à reputação e financeiros.

“Essa é uma oportunidade única para profissionais terem acesso às tendências, inovações e melhores práticas globais. Pensando na IA para negócios, as companhias devem ser claras sobre quem treina os sistemas, quais dados foram usados no treinamento e, mais importante, o que entrou nas recomendações dos algoritmos. Para uma IA ética, precisamos nos embasar em pilares de explicabilidade, justiça, transparência, privacidade e robustez. Precisamos nos aprofundar neste tema”, diz Braga.

O vice-presidente do Web Summit, Artur Pereira, destacou o estímulo que a edição passada do evento produziu na cidade do Rio de Janeiro. “Uma das visões que nós temos é que, com um pouco de trabalho, conseguimos mudar a realidade dos locais onde realizamos nossos eventos. O principal objetivo do nosso evento é inspirar, colocar pessoas para conversar. O que surge disso é magia”, disse.

Um dos que abraçaram uma chance que surgiu no evento de 2023 foi Matheus Conceição, de 22 anos, morador de Queimados na Baixada Fluminense.

Conceição foi um dos voluntários na última edição e acabou cruzando o caminho do americano Timothy Draper, investidor inicial de empresas como Skype, Tesla e SpaceX.

Em uma das escadas de acesso ao centro de mídia, Conceição pediu conselhos de como poderia mudar de vida. Bastou uma conversa de cinco minutos para Draper lhe oferecer uma bolsa de estudos na Universidade de Draper, em San Mateo, na Califórnia, nos Estados Unidos.

Ao saber da bolsa, Kelly Burton, CEO da Black Innovation Alliance, ofereceu custear os gastos com hospedagem e passagens. De volta ao Brasil, Conceição cursa engenharia ambiental na Universidade Estadual do Rio (UERJ) e trabalha em uma startup do ramo.

Ele dá dicas para quem vai ao evento em buscas de oportunidades. Uma delas é que investidores e empresários estão abertos para conversar: “Se tiver alguma dúvida, vá em frente e pergunte. Lembre-se que você só precisa de um segundo para fazer qualquer coisa acontecer. Trate todo mundo bem, além de ser algo necessário, você nunca sabe quem está do seu lado. E sendo voluntário, ou não, troque contato com todas as pessoas ao seu redor. Elas são super importantes para a sua trajetória”. (Jornal O Globo)

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook