Formação visa preparação para a certificação na Ancord e prevê contratação dos aprovados na rede de escritórios credenciados da XP

Segundo relatório anual da Ancord, associação responsável por certificar e credenciar assessores de investimentos, o número de profissionais certificados no Brasil ultrapassou os 25 mil em 2023. Em apenas 18 meses, o volume de assessores teve alta de 31,5%.

A procura pela profissão revela uma tendência de alta nas demandas dos investidores, em meio a um cenário de otimismo do mercado, que assiste a um ciclo de queda na taxa de juros e o aumento do apetite por ativos de risco.

Justamente para formar mais profissionais certificados e aptos a tomar as melhores decisões no mercado financeiro, a Faculdade XP, frente educacional da XP Inc., inicia a 5ª edição da Jornada de Formação de Assessores de Investimento e oferece 12 mil vagas gratuitas para pessoas interessadas na carreira, considerada a porta de entrada para o mercado financeiro.

Para se ter uma ideia, as outras edições da iniciativa já resultaram em mais de 400 contratações de assessores formados pela Jornada de Formação de Assessores em escritórios credenciados à XP.

O programa investe na capacitação de novos profissionais para o mercado e faz parte do compromisso da XP de fortalecer a indústria de investimentos no país e desenvolver a profissão. O processo seletivo é direcionado para pessoas maiores de 18 anos e com ensino médio completo. Os interessados devem se inscrever até o dia 28 de abril por meio do site.

Após a conclusão do curso, os alunos formados pela Escola de Assessoria de Investimentos estarão preparados para realizar a prova de certificação da Associação Nacional das Corretoras (ANCORD), e os aprovados serão direcionados para entrevistas com os escritórios parceiros da XP, que ganham uma ferramenta importante para a seleção de novos talentos.

“Este formato dá o suporte necessário para a profissão, que é muito promissora. Como escritório, temos muito a ganhar ao receber profissionais que tiveram a oportunidade de passar pela jornada. Afinal, uma das formas mais eficientes de aumentar nosso quadro de profissionais é com a formação de qualidade”, diz Tereza Diniz, Diretora de Gente e Gestão na Valor Investimentos.

Realizado de forma online, o curso da Escola de Assessoria de Investimentos da XP Educação conta com aulas ao vivo para resolução de questões de prova, mentorias em grupo para planejamento de carreira e apoio personalizado para construção de um plano comercial individual. Além disso, a iniciativa também contempla estudos de casos com assessores TOP Performers da XP e contato com consultores de carreira para indicação dos alunos aprovados nos escritórios da XP.

“Vi dentro da jornada uma oportunidade para fazer minha transição de carreira. Os conteúdos fornecidos garantiram uma base sólida, além de propiciar segurança para começar uma nova profissão. As dicas sobre a realidade dos assessores e o apoio foram fundamentais”, diz Lucas Hial, aluno da Jornada contratado pela Blue3 Investimentos.

Um mergulho no mundo do mercado financeiro

Além das oportunidades de mergulhar em uma nova carreira, a Jornada de Formação de Assessores de Investimento coloca o profissional em contato com um grande agente do ecossistema do mercado financeiro.

Para se ter uma ideia, a XP reúne cerca de 70% dos assessores de investimentos que atuam no Brasil e ajuda a alavancar o crescimento da profissão. Mais de um terço dos escritórios de investimentos do país pertencem à marca, que investe para capacitar mais profissionais para dar sequência ao plano de crescimento.

Mais do que oferecer a possibilidade de conquistar um novo emprego, o curso gratuito também traz vantagens pessoais de aprendizagem ao abordar temas como matemática financeira, gestão de risco, mercado de capitais, tributação, fundos de investimentos e Economia e Sistema Financeiro Nacional.

Qual a sua reação?



Comentários no Facebook