Cenário nos EUA melhora e pressiona Fed a adotar postura mais branda
O alívio nas previsões impactou o mercado financeiro, que agora espera apenas dois cortes na taxa de juros pelo Federal Reserve até o fim do ano

A trégua na guerra comercial entre EUA e China e a inflação abaixo do esperado reduziram os temores de recessão nos EUA. Bancos como JP Morgan e Barclays ajustaram suas projeções, deixando de considerar um cenário recessivo iminente e indicando uma trajetória econômica mais estável.

O alívio nas previsões também impactou o mercado financeiro, que agora espera apenas dois cortes na taxa de juros pelo Federal Reserve até o fim do ano, com início provável em setembro. A inflação ao consumidor subiu 2,3% em abril — o menor avanço anual em mais de quatro anos — reforçando a percepção de que o Fed pode manter os juros inalterados por enquanto.

Mesmo com a suspensão parcial das tarifas, elas seguem altas e amplas, o que mantém a incerteza sobre seus efeitos futuros na inflação. Economistas alertam que, apesar do cenário atual mais favorável, os riscos continuam e exigem cautela nas decisões de política monetária.

redacao
Conta Oficial Verificada