Dois apps que podem comprometer sua conta bancária
Phishing é uma técnica de engenharia social que consiste em enviar comunicações falsas

Você já ouviu falar sobre phishing? É uma forma de fraude online que está se tornando cada vez mais comum e que visa roubar suas informações pessoas, seus dados bancários e seu dinheiro.

A seguir, vamos explicar como funciona esse crime online e como identificar e evitar esse tipo de golpe, além de alertar sobre dois aplicativos perigosos que você deve excluir imediatamente do seu celular para proteger suas finanças.

Protegendo seu dinheiro: fuja dos golpes financeiros

Phishing é uma técnica de engenharia social que consiste em enviar comunicações falsas que se passam por entidades confiáveis, como bancos, empresas, órgãos públicos ou até mesmo pessoas conhecidas.

O objetivo é induzir o usuário a clicar em um link malicioso, baixar um arquivo infectado ou fornecer seus dados sensíveis, como senhas, números de cartão de crédito, documentos ou contas bancárias, muitas vezes por meio de login em sites e aplicativos diversos.

Exclua estes 2 aplicativos agora mesmo!

Segundo o El Pais, é esse tipo de golpe financeiro que vem sendo aplicado por meio de dois aplicativos baixados por usuários do mundo inteiro: o Expense Keeper e o Todo: Day Manager.

Os aplicativos se apresentam como ferramentas úteis para gerenciar suas despesas e suas tarefas diárias, respectivamente. No entanto, eles estão contaminados com o chamado Xenomorph, um vírus Trojan capaz de limpar sua conta bancária.  

Com promessas de utilidade e ajuda no dia a dia, esses aplicativos escondem uma função maliciosa: monitoram tudo o que você digita no seu celular, incluindo suas senhas e seus dados bancários.

Essas informações são enviadas para servidores controlados por criminosos, que podem usá-las para acessar suas contas e realizar transações fraudulentas.

Por isso, se você tem algum desses aplicativos no seu celular, exclua-os imediatamente. É importante também alterar todas as suas senhas e verificar suas contas bancárias em busca de atividades suspeitas.

Como se proteger desse tipo de golpe financeiro?

Existem algumas dicas básicas de segurança que você pode seguir para fugir de golpes como o phishing:

  • Não clique em links nem abra arquivos suspeitos recebidos por e-mail ou mensagens. Verifique sempre o remetente, o assunto e o conteúdo da comunicação;
  • Não forneça seus dados pessoais ou financeiros por e-mail, mensagem ou telefone. Lembre-se que as instituições confiáveis não solicitam esse tipo de informação por esses meios;
  • Use um antivírus atualizado no seu computador e no seu celular. Ele pode ajudar a detectar e bloquear possíveis ameaças;
  • Acesse somente sites seguros e confiáveis. Verifique se o endereço começa com https:// e se há um cadeado verde na barra de navegação. Desconfie de sites com erros ortográficos ou gramática;
  • Revise periodicamente seus extratos bancários e suas faturas de cartão de crédito. Se identificar alguma movimentação suspeita, entre em contato com seu banco imediatamente.

redacao
Conta Oficial Verificada