MEIs terão acesso a juros mais baixos por meio do Portal do Empreendedor
O sistema oferecerá uma avaliação personalizada dos empreendedores, permitindo a redução das taxas de juros com base no desempenho e na participação em capacitações

Os microempreendedores individuais (MEIs) terão acesso a juros mais baixos por meio do Portal do Empreendedor, plataforma do Governo Federal que centralizará informações sobre todas as microempresas do Brasil. O sistema oferecerá uma avaliação personalizada dos empreendedores, permitindo a redução das taxas de juros com base no desempenho e na participação em capacitações. As novidades foram anunciadas pelo ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França.

De acordo com o ministro, o portal também vai integrar os contatos de WhatsApp dos empreendedores para facilitar o envio de informações sobre benefícios disponíveis e agilizar o acesso a cursos e capacitações no meio digital. “No portal, todos os empreendedores vão poder ter seus nomes registrados e nós vamos ranquear, dando um rating de avaliação para cada um deles”, explicou França.

O ministro detalhou que, ao participar de cursos oferecidos gratuitamente na plataforma, como gestão financeira, gestão de negócios e exportações, os empreendedores acumularão “estrelinhas”. Esse sistema de pontuação influenciará diretamente no custo do crédito. “Quanto mais estrelinhas o empreendedor conquistar, mais barato ficará o juro”, destacou.

O papel das micro e pequenas empresas no Brasil

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Brasil conta com 22 milhões de micro e pequenas empresas, que são responsáveis por 55% dos empregos formais no país e representam 30% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Apesar da relevância no mercado interno, a participação desses empreendedores nas exportações ainda é limitada, representando apenas 1% do total brasileiro. O número contrasta com o desempenho da China, onde as pequenas empresas correspondem a 68% das exportações.

Para reverter esse cenário, o Portal do Empreendedor buscará alternativas para facilitar o acesso dos pequenos negócios ao comércio internacional, utilizando ferramentas digitais e portais especializados que simplifiquem o processo de exportação.

Parceria com a Amazon para impulsionar o comércio eletrônico

Como parte da estratégia para fortalecer o setor, a Amazon Brasil firmou uma parceria com o governo para capacitar microempreendedores e pequenas empresas no comércio eletrônico. O acordo inclui ações específicas para negócios liderados por mulheres e para empreendedores de produtos sustentáveis, além de fornecer ferramentas e suporte para aumentar a presença digital dessas empresas.

A expectativa é que a combinação de capacitação gratuita, acesso facilitado a crédito com juros reduzidos e oportunidades no mercado digital e internacional contribua para impulsionar o crescimento dos micro e pequenos empreendedores no Brasil.

redacao
Conta Oficial Verificada