Views
Por Letícia Bogéa – Analista de Economia do Boletim Nacional
Mais do que administrar números, ter uma mentalidade financeira trata-se de transformar crenças e emoções que podem estar limitando o seu crescimento. Na maioria das vezes, barreiras financeiras não são externas, mas internas. Crenças como “dinheiro é difícil de ganhar” ou “riqueza não é para mim” criam padrões de comportamento que sabotam o seu caminhar na direção da liberdade financeira.
A transformação começa com a identificação dessas crenças limitantes e a substituição por pensamentos que incentivem o progresso. Por exemplo, em vez de ver o dinheiro como um recurso escasso, encare-o como uma ferramenta para alcançar seus objetivos. Essa mudança ativa uma mentalidade de crescimento.
Não se pode esquecer do poder das nossas emoções nesse processo, que desempenham um papel fundamental na “virada de chave”. Ansiedade, medo e culpa podem paralisar decisões financeiras importantes. Por isso, desenvolver autoconsciência e resiliência emocional permite lidar com desafios financeiros com confiança.
Ao alinhar suas crenças e emoções com uma mentalidade de crescimento, você abre caminho para o sucesso financeiro.
Lembre-se: a verdadeira riqueza começa na mente e se manifesta nas ações. Nunca será de forma contrária.
É o seu comportamento que vai ditar a sua vida. E isso inicia na mudança de mentalidade. Não há outra saída.