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O Grupo Mateus (GMAT3) divulgou seus resultados financeiros para o terceiro trimestre de 2024, reportando um lucro líquido de R$ 379,2 milhões, um aumento de 20,9% em relação ao mesmo período de 2023. Esse desempenho positivo foi impulsionado pela expansão das vendas, melhorias no Ebitda e uma reestruturação no planejamento tributário da companhia.
O Ebitda ajustado, após IFRS 16 e excluindo efeitos extraordinários, somou R$ 684,5 milhões, uma alta de 33,5% na comparação anual, com margem de 8,2%, um aumento de 0,8 pontos percentuais. Esse crescimento reflete o aumento de receita e a diluição de despesas operacionais, além do controle de custos e ajuste de preços.
Balanço financeiro do Grupo Mateus (GMAT3)
A receita líquida alcançou R$ 8,337 bilhões, um crescimento de 20,2% em relação ao terceiro trimestre de 2023, impulsionada pela abertura de 24 novas lojas nos últimos 12 meses e pelo aumento de 7,7% nas vendas nas mesmas lojas (SSS). No mesmo período do ano passado, o SSS havia crescido 4,3%.
No entanto, o resultado financeiro foi negativo, com perdas de R$ 149,8 milhões no terceiro trimestre, uma piora de 49,8% em comparação às perdas de R$ 100,048 milhões de um ano antes, refletindo o impacto de despesas financeiras.
As despesas operacionais somaram R$ 1,209 bilhão, um aumento de 15,4% em relação ao terceiro trimestre de 2023, e a dívida líquida da companhia fechou o período em R$ 1,109 bilhão, acima dos R$ 661,0 milhões do ano anterior. O índice de alavancagem foi de 0,56x, ante 0,44x, refletindo o maior endividamento ligado ao aumento de estoque.
Investimentos e expansão
A companhia investiu R$ 244,5 milhões em ativos fixos no terceiro trimestre, uma queda de 35,1% em comparação ao ano anterior, devido à redução na abertura de novas lojas – quatro neste trimestre, contra sete no mesmo período de 2023.